COVID-19 | Manutenção

Recomendações da Alfibraga no funcionamento de Equipamento de Ar Condicionado | COVID-19

✽ Manutenção do Ar Condicionado realizada pela Alfibraga

As pequenas instalações típicas de habitações e residências, são constituídas essencialmente por unidades individuais de ar condicionado, vulgarmente conhecidas como do tipo split, em que o ar arrefecido ou aquecido, conforme as necessidades, é impulsionado para o ambiente por um ventilador, diretamente ou através de uma pequena rede de condutas, e sempre através de um filtro de ar e uma bateria, podendo a sua velocidade de saída ser variável, por seleção do utilizador.

Nos períodos de controlo de temperatura (verão e inverno), deverá procurar manter-se a funcionar permanentemente o ventilador, mesmo quando não há pedido de arrefecimento ou de aquecimento. Permite-se assim um maior grau de filtragem do ar em circulação.

A introdução de ar novo no ambiente é normalmente obtida por ventilação natural pela abertura das janelas, e eventualmente através de ventilação mecânica de exaustão a partir das instalações sanitárias.

Salvaguardando a necessidade de que os condensados, na situação de arrefecimento, sejam adequadamente evacuados, em nenhuma outra situação haverá geração de quaisquer agentes patogénicos no circuito de ar, desde que no ar recirculado não contenha nenhum agente patogénico. Assim, o ar tratado ao sair do ventilador da unidade continuará, rigorosamente, a não conter nenhum agente patogénico, podendo o ar condicionado ser utilizado sem constrangimentos.

✽ Ligação dos sistemas de ventilação e ar condicionado dos espaços comerciais e de serviços de média dimensão (especificidades caso a caso – contactar a Alfibraga)

✽ Ligação dos sistemas de ventilação e ar condicionado em grandes edifícios de comércio e serviços (especificidades caso a caso – contactar a Alfibraga)